segunda-feira, agosto 29, 2005

Os nossos serviços públicos

Tenho uma teoria que me leva a crer que um dos grandes problemas do nosso país (sem contar com o déficit nem com a questão dos fogos, etc.), tem a ver com a atitude e postura do nosso povo.
Sim, a atitude que temos face às coisas que se passam à nossa volta. Quantas vezes, por exemplo, vamos na estrada e vemos condutores a fazerem imensas asneiras, só para chegar 2 segundos mais cedo ao próximo sinal vermelho? E quantas vezes estamos numa fila para sermos atendidos e há sempre um "Chico Esperto" a tentar furar o esquema e passar à frente de tudo e de todos?
Podia continuar com uma lista infindável de coisas deste género que nos acontecem no dia-a-dia. Mas o que é que fazemos perante situações destas? O que eu vejo normalmente são as pessoas a perceberem que lhes estão a "fintar" e não dizem nada! E quando finalmente alguém se acha verdadeiramente injustiçado pelo que lhe estão a fazer, lá reclama ou chama a atenção. É nessa altura que todas as outras pessoas que só estavam a ver, aplaudem!
Todos nós temos opinião sobre tudo e todos. Todos sabem como é que se resolve o problema do déficit, sabem as melhores tácticas dos jogos de futebol, sabem ver de quem é a culpa de um acidente de viação e inclusivamente o valor dos estragos. O que não sabemos (e aqui eu tenho que me incluir), é reclamar bem, na hora certa, com a pessoa certa e com a postura certa!
Quantas vezes nos aconteceu ficar sem um serviço qualquer ou vir uma factura errada, ligamos para o "call center" e começamos a barafustar com a pessoa que está do outro lado?? IMENSAS! Pois esta postura é errada, porque estamos a descarregar as nossas energias acomuladas pela falta de serviço e pelo imenso tempo que tivemos à espera da chamada, com uma pessoa que não tem nenhuma culpa de ambas as coisas e sómente está lá para tentar resolver o problema da melhor maneira. Lógicamente, se assim que atende o telefone está alguém aos berros, super irritado e quase a chamar-lhe nomes, essa pessoa não tem vontade nenhuma de ajudar o cliente e tem sorte se não ficar com a vida dificultada!! No entanto, se esboçarem um grande sorriso, cumprimentarem a pessoa que vos atende e felicitarem o trabalho dela (mesmo que deixe muito a desejar), vão ver que essa pessoa irá tentar resolver o assunto de uma forma mais simples, sem entraves e provavelmente até tira aquela fotocópia que era mesmo preciso e que nos esquecemos sem que o chefe veja!
O desafio está lançado! Aguardo reacções!

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