terça-feira, agosto 21, 2007

Não corras que vais cair!

Eu pertenço à geração que viu "crescer" os computadores. Sou aínda do tempo em que não havia telemóveis, se brincava na rua e fartavamos de correr e cair... quando chegava a casa tinha sempre um estojo com Betadine e algodão para ir tratar das minhas feridas enquanto a minha mãe me perguntava onde é que eu tinha andado o dia todo...
Actualmente, um pouco mais crescido (praí uns 20 anos...) gosto de, ao sábado, ir comprar o jornal e sentar-me numa das esplanadas perto de casa e enquanto leio, sinto o movimento das pessoas, ouço-as a falar e invariávelmente surge sempre uma criança acompanhada com uma frase: "não corras que vais cair"!!... e naturalmente olho. O que é que eu vejo? Uma criança perfeitamente normal, com roupa normal que aínda no outro dia deve ter aprendido a dar os primeiros passos e que quer correr! Qual é o mal de correr? Qual é o mal de cair? Se a criança tivesse vestida para alguma ocasião especial aínda se compreendia que não se queira que se suje.. mas assim? Não percebo!
As crianças de hoje, de amanhã e de sempre vão ter que correr tal como todos nós fizemos quando tinhamos a idade delas! Têm que saber o que é doer as pernas de tão cansadas que estão, têm que saber o que é cair e sentir a dor de esfolar as mãos e os joelhos e têm que sentir a sua respiração alterada tal como o seu ritmo cardíaco! Têm que conhecer os seus próprios limites, tal como nós conhecemos os nossos!!
Gostava muito de um dia, num sábado qualquer, ouvir um pai ou uma mãe dizer: " Força, corre até ali ao fundo e volta"! Será que são capazes?

Sem comentários: