quinta-feira, setembro 01, 2005

Os médicos em Portugal...

Normalmente gosto de ver o noticiário das 20h na RTP1, porque acho que é o noticiário mais objectivo e sem grandes excessos de sensacionalismo. Seguindo a minha rotina diária, ontem às 20h, lá estava eu "pregado" à televisão para ver (e ouvir) as notícias.
Como seria previsto, logo para iniciar, falou-se imenso sobre a (real) candidatura de Mário Soares à presidência da República. Até aqui tudo bem, mas o que me chamou à atenção foi uma reportagem feita sobre o futuro hospital de Leiria.
A peça começou por dizer que em Leiria existe um dos mais bem equipados centros de saúde do país. Ok. De seguida falaram sobre o corpo médico daquele centro e que embora estejam lá a trabalhar alguns médicos, estes são poucos para toda a população de Leiria. Resultado: o melhor é fazer um hospital para que toda a população possa ter assistência médica. Até aqui estou de acordo (apesar de pensar que provavelmente o próprio centro médico teria capacidade de ter mais médicos a trabalharem lá, mas ok). Portanto, a meio da reportagem, o Sr. Ministro da Saúde justificou a necessidade de construir um hospital em Leiria (a funcionar no final de 2007) e aínda disse que se não houverem médicos disponíveis para trabalharem no dito hospital, se iriam contratar "médicos de Leste (...), médicos espanhois ou médicos provenientes do estrangeiro"(!!!). Aqui é que suscitou a minha dúvida: será que os médicos de Leste e os espanhois não são estrangeiros? Ou será que, por termos tantos imigrantes desses países, que já se consideram "da casa"??
Seja como for, continuo a achar que os nossos políticos andam a ficar com as "vistas" curtas. Isto porque se existe uma falta de profissionais na área da medicina, então porque é que não se abrem mais vagas, em vez de se criarem uma série de cursos sem (ou nenhuma) saída profissinal? Porque é que insistimos em trazer as coisas de fora, se o que cá temos serve perfeitamente? Se é preciso mais pessoal especializado, então que se aposte na sua formação do que estar gastar dinheiro em estádios de futebol e a trocar de carros de ministros em cada 2 anos, certo??
A mim parece-me óbvio...

Sem comentários: